SOBRE O DR. RENATO SLOMKA
CREMERS 5453 | RQE 8774 | ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

Formado em 1972, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez sua Residência Médica no Pavilhão Fernandinho Simonsen da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Logo após terminar sua residência em Ortopedia e Traumatologia, começou a buscar oportunidades de especialização.

Em 1985 fez o seu primeiro curso de aperfeiçoamento em cirurgia do Pé e Tornozelo, no Hospital San Raphael em Barcelona- Espanha, onde teve a oportunidade de saber da existência do método de alongamento ósseo, até então desconhecido no ocidente. Como o Prof. Ilizarov iria à Milão para ministrar o seu segundo curso no ocidente, o Dr. Renato Slomka teve a oportunidade de ter o seu primeiro contato com este gênio que revolucionou a ortopedia moderna.

Encantado com o que viu e as “mágicas” que o Prof. Ilizarov realizava com seus pacientes, o Dr. Renato Slomka trouxe para o Brasil, em 1986, o primeiro fixador externo de Ilizarov, tornando-se pioneiro nesta especialidade cirúrgica, no País.

Em julho de 1990 fez parte do primeiro grupo de brasileiros e portugueses a conhecer o trabalho do Prof. Ilizarov no “Kurgan Scientific Center for External Fixation”, em Kurgan (Rússia).

Dando prosseguimento a sua formação, em 1999 foi aos Estados Unidos para um novo programa de “fellow” na área de Pé e Tornozelo, com o Dr. G. James Sammarco na cidade de Cincinnati (Ohio) .

Há 4 anos dedica-se, profundamente, ao estudo dos benefícios da vitamina D e suas aplicações nas patologias do sistema músculo esquelético mas foi no início de 2017 que, após estágio com o Dr. Cícero Galli Coimbra que veio a tornar-se um dos médicos do Grupo do Protocolo Coimbra, no Brasil.

Atualmente, trata as doenças autoimunes, pelo Protocolo Coimbra, em Porto Alegre – RS e Garopaba – SC.

Currículo Resumido

  • Graduação – Universidade Federal do RS – 1972;
  • Residência Médica – Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Pavilhão Fernandinho Simonsen – término 1974;
  • Fellow” em Pé e tornozelo Hospital San Raphael em Barcelona – Espanha – término em 1985;
  • Fellow” em Pé e Tornozelo Cincinnati – USA – término em 1999;
  • Coordenador do Grupo do de Cirurgia do Pé e Tornozelo do Hospital Mãe de Deus de 1999 a 2002;
  • Vice Presidente da Sociedade de Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul de 2001 e 2002;
  • Escreveu “Complications of Ring Fixators in the Foot and Ankle” no Clinical Orthopaedics and Related Research Number 391, pp 115 – 122 em 2001;
  • Escreveu capítulo do livro “Avanços em Alongamento Ósseo e Reconstrução”, em 2010 da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
  • Em 2017, estágio com o Prof. Dr. Cicero Galli Coimbra e início de suas atividades no tratamento das doenças auto imunes.

O QUE HÁ DE NOVO?